Para quem deseja conhecer o método ou para aqueles que  querem se aprofundar, o Centro de Teatro do Oprimido – CTO, abre calendário de inscrições para as oficinas e cursos de Teatro do Oprimido que oferecerá neste ano e no início de 2013. A maratona de 2012 teve início no mês de março com os seminários Raízes e Asas I e III e o seminário Madalenas – o Teatro das Oprimidas.

Quem não conseguiu participar terá a oportunidade de realizar as oficinas e cursos de abril a dezembro de 2012. Fique ligado. Não perca mais tempo e conheça a metodologia teatral que vem conquistando adeptos em cerca de 80 países, dos cinco continentes!

O Teatro do Oprimido é um método lúdico e pedagógico, um instrumento eficaz de comunicação e de busca de alternativas concretas para problemas reais. Cria condições para que o oprimido se aproprie dos meios de produzir teatro, e assim possa ampliar suas possibilidades de expressão e compreensão do mundo que o cerca, visando transformações sociais. 

Os cursos de Teatro do Oprimido são realizados através de temas ou técnicas  específicas que podem ser feitos sequencialmente ou de forma  independente, já que cada um possui uma estrutura própria. A cada curso os participantes têm a oportunidade, de usando meios estéticos, expressar e entender o mundo em que vivem, criando alternativas para transformá-lo.

 

 Informações e inscrições

(21)2232-5826 e 22150503

 moniquerodrigues@ctorio.org.br

www.cto.org.br

 

Lista de Descontos Especiais!

 Agenda 2012:

Arco Íris do Desejo- 27, 28 e 29 de Abril (Sexta, Sábado e Domingo)

Horário: Sexta: 18 as 22hrs/ Sáb e Dom: 10 as 18hrs.

Programa: Realizar uma trajetória investigativa a partir das técnicas mais introspectivas do Teatro do Oprimido, reunidas no Arco-Íris do Desejo, para entender as repercussões sociais do processo de internalizarão da ideologia dos opressores.

Carga Horária: 20hrs

 

Curso de Formação Internacional: Dramaturgia do Teatro Fórum – 11  a 22 de Junho (Duas Semanas)

Programa: Palestras: Histórico do CTO / Formação de grupos populares / Árvore do TO/ Exibição de Vídeos/ Apresentação de grupos populares/ Teorias: Dramaturgia/ Prática: Criação de uma cena de TF com ênfase na dramaturgia e imagens corporais/ Apresentação e Fórum Interno

Horário: 10 as 16hrs

Carga Horária: 60 horas

 

Curso de Formação Internacional: Imagem, Palavra e Som – 25 de Junho a 6 de Julho (Duas Semanas)

Programa: Palestras: Estética do Oprimido, Ética, Solidariedade e Política/ Exibição de Vídeos/ Apresentação de Grupos Populares/Criação de cenas de TF priorizando imagem, palavra e som/ Apresentação pública da cena no CTO/Apresentação da cena em outros espaços sociais

Horário: 10 as 16hrs

Carga Horária: 60hrs

 

Seminário Teórico Raízes e Asas I: Fundamentos Teóricos – 24 a 27 de Julho (Terça a Sexta)

Programa: Estrutura pedagógica da Árvore do Teatro do Oprimido, Conceitos essenciais: Opressão/ Contextualização/ Ascese, Dramaturgia do Teatro-Fórum (dramaturgia do Diálogo), Curinga – função pedagógica, política e estética, Estética do Oprimido.

Horário: 10 as 18hrs

Carga Horária: 30 horas

Teatro Invisível – 26 a 28 de Outubro (Sexta, Sábado e Domingo)

Programa: Experimentação desta técnica que, sendo vida, não é revelado como teatro e é realizado no local onde a situação encenada deveria acontecer. Uma cena do cotidiano é encenada e apresentada no local onde poderia ter acontecido, sem que se identifique como evento teatral. Desta forma, os espectadores são reais participantes, reagindo e opinando espontaneamente à discussão provocada pela encenação.

Horário: Sexta: 18 as 22hrs/ Sáb e Dom: 10 as 18hrs

Carga Horária: 20 horas

 

Montagem de Espetaculo de Teatro – Fórum – 3 a 7 e 10 a 14 de Dezembro, com apresentação pública nos dias 15 e 16 de Dezembro (Duas Semanas)

Programa: Apresentar a dramaturgia do Teatro –Fórum criando um espetáculo que englobe toda a sua estrutura, mantendo uma temporada de dois dias no Centro de Teatro do Oprimido

Horário: 19 as 22 horas

Carga Horária: 30 horas

 

Agenda 2013

Raízes e Asas III: Curinga – 19 a 22 de Fevereiro (Terça a Sexta)

Programa: Discutir os conceitos essenciais que fundamentam a Práxis Curinga no Método do Teatro do Oprimido. Esse módulo de trabalho pretende abordar: a facilitação de exercícios e jogos; o planejamento de oficinas e cursos; o trabalho com grupos comunitários; o processo de montagem teatral; a mediação do diálogo com a platéia; o estímulo à busca de alternativas concretas para problemas reais; e a pesquisa e o desenvolvimento ético e criativo do Método do Teatro do Oprimido.

Horário: 10 as 18 horas 

Carga Horária: 30 horas

 

Laboratório Madalenas – 25 a 27 de Fevereiro (Segunda a Quarta)

Programa: Experiência cênica voltada para mulheres empenhadas em investigar as especificidades das opressões enfrentadas pelas mulheres, mesmo as suas próprias alienações, e em atuar para a criação de medidas efetivas que contribuam para a superação dessas opressões e para a igualdade dos gêneros.

Horário: 10 as 17 horas 

Carga Horária: 20 horas

 

Estética do Oprimido: Som – 12 a 15 de Março (Terça a Sexta)

Leia também: