CAPACITAÇÃO DE MULTIPLICADORES DE TEATRO DO OPRIMIDO

A equipe do Centro de Teatro do Oprimido – CTO implementa projetos de capacitação em diversas cidades, em todo o território nacional, em parceria com Sindicatos, Prefeituras, Centros Culturais, Universidades e ONGs, de cidades como: Ipatinga, Timóteo, Betim, Belo Horizonte, Porto Alegre, Passo Fundo, Tatuí, Xique-Xique, Goiânia, Juiz de Fora, Recife e São Paulo.

Grupo de Teatro do Oprimido de Santo André (desde 1997) – O CTO tem parceria estabelecida com a Prefeitura de Santo André/SP desde 1997, quando formou o Grupo de Teatro do Oprimido de Santo André para atuar junto à comunidades, na formação de grupos populares. Ano a ano, o trabalho com o TO é aprofundado e ampliado dentro da estrutura desta Prefeitura, que hoje tem o cargo de Coordenador de TO em seu quadro de funcionários.

Formação de Agentes Culturais do Município de São Paulo (2003) – Implantação de programa de capacitação de Multiplicadores de Teatro do Oprimido na cidade de São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e realização de Feiras-Festivais, com apresentação dos espetáculos produzidos e das produções culturais das comunidades envolvidas.

Teatro do Oprimido e MST (desde 2001) – Em parceria com o MST Nacional, através do Grupo Patativa do Assaré, formado por Multiplicadores de Teatro do Oprimido, oriundos do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). Os Multiplicadores atuam em acampamentos e assentamentos, formando grupos e produzindo espetáculos de Teatro-Fórum que são apresentados no campo e nos centros urbanos.

Mudança de Cena (2003) – Projeto implementado no DEGASE (Departamento Geral de Ações Sócio-Educativas), dedicado ao atendimento de jovens em conflito com a lei, através de um programa de capacitação para funcionários do sistema visando à implantação de oficinas de Teatro do Oprimido dentro de unidades em regime de internação ou de semi-liberdade. Os espetáculos produzidos foram apresentados em eventos públicos, com o objetivo de ampliar a discussão do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.